O HISTORIADOR MORRETENSE - ERIC J. HUNZICKER

MEU CURRÍCULO

1 - DADOS PESSOAIS 
-NOME: ÉRIC JOUBERT HUNZICKER 
-FILIAÇÃO: Léo Villa Nova Hunzicker e 
                    Letizia Malucelli Hunzicker 
-NASCIMENTO: 1° de agosto de 1942, no atual município de Fernandes Pinheiro, então Distrito do Município de Teixeira Soares, Paraná. 
-ESTADO CIVÍL: Casado 
-ESPOSA: Maria Luci Stocco Hunzicker 
-FILHOS: Eduardo Luís, Danielle e Rodrigo Otávio 
-RESIDÊNCIA: Rua João de Ramos, 373 - Vila Ramos – Morretes – Paraná – CEP: 83350-000 – Caixa Postal 266. 
-Fone Residência: (41) 3462.1989 – Celular: 9628.5748 

2 – ESCOLARIDADE 
-Curso Primário no Grupo Escolar “Miguel Schleder” – Morretes. 
-Curso Secundário no Ginásio Estadual “Rocha Pombo” – Morretes.  
-Curso Médio no Colégio Comercial “Prof. Antonio José Gonçalves Filho” – Morretes. 
-Curso de Ciências Contábeis na Faculdade “Professor De Plácido e Silva” – Curitiba.   

3 – PARTICIPAÇÃO EM ENTIDADES ESTUDANTIS 
-Presidente do Grêmio Estudantil do Ginásio Estadual “Rocha Pombo”, Morretes. 
-Presidente da Associação dos Estudantes Secundários de Morretes, no período de 1960/1961. 
-Presidente da Associação dos Estudantes Secundaristas do Litoral Paranaense, no período de 1961/1962. 
  
4 – PARTICIPAÇÃO NA SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA 
-Secretário e Presidente do Clube Literário e Recreativo Sete de Setembro, de Morretes. 
-Secretário da Liga de Futebol Regional de Morretes. 
-Membro da Comissão Censitária Municipal e responsável pelo Recenseamento de 1970, em Morretes. 
-Membro do Conselho Municipal de Turismo de Morretes, na Administração do Prefeito Dr. Alcídio Bortolin. 
-Sócio fundador do Rotary Clube de Morretes. 
-Presidente do Rotary Clube de Morretes para o período 2010/2011. 
-Sócio fundador, Presidente e Secretário da Associação Atlética 31 de Outubro. 
-Conselheiro Fiscal da Associação dos Amigos do Arquivo Público do Paraná, Presidida pelo Dr. Belmiro Valverde Jobim Castor, no período 2004 a 2006. 
-Reeleito para o período 2006 a 2008, sob a Presidência do Professor Dr. José Carlos Veiga Lopes. 
-1° Vice-Presidente da Associação dos Amigos do Arquivo Público do Paraná, sob a Presidência do Professor Dr. José Carlos Veiga Lopes, para o período de 7 de abril de 2008/2010. 
-Presidente da Associação dos Amigos do Arquivo Público do Paraná, para o período de 7 de abril de 2010/2012, tendo deixado o cargo em virtude da transferência de residência para Morretes. 
-Membro da Comissão dos Festejos do Sesquicentenário do Nascimento de Rocha Pombo, nomeado pelo Decreto nº 034, de 27 de abril de 2007, do município de Morretes, Estado do Paraná.  
-Presidente da Comissão dos Festejos do Sesquicentenário do Nascimento de Rocha Pombo, eleito por seus pares de comissão. 
-Sócio Efetivo da Academia de Letras “José de Alencar”, em 19 de novembro de 2009. 
-Membro do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná, em 19 de dezembro de 2010. 

5 – EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL 
-Professor de Contabilidade no Colégio Comercial “Professor Antonio José Gonçalves Filho”, de 1967 a 1974. 
-Contador da empresa Luiza Thomaz Stocco – Morretes, de 1965 a 1974. 
-No Grupo Industrial Trombini, diversos cargos exercidos, em diversas empresas, de 1974 a 1994, quando deixei o grupo, por motivo de aposentadoria. 
-Assessoria administrativa e financeira prestada junto a Associação dos Funcionários Públicos Municipais de São José dos Pinhais, em 2005 e 2006. 

6 – CARGOS PÚBLICOS 
-Vereador em Morretes na Legislatura de 1972/1975 tendo recebido a terceira maior votação. 
-Secretário da Administração do Município de Morretes na gestão do Prefeito Júlio César Salomão. 
-Secretário da Administração do Município de Morretes, na gestão do Interventor Estadual Coronel Sérgio Luiz Malucelli. 
-Diretor Municipal de Cultura do Município de Morretes, de 1º de janeiro de 2009 até 31 de dezembro de 2012, na Administração do Prefeito Amilton de Paula. 

7 – TRABALHOS DE PESQUISA HISTÓRICA 
-Autor do livro “Assim Nasceu o Hino Morretense”, com 211 páginas, Prefaciado pelo Dr. Osmann de Oliveira, Advogado, Escritor e Procurador do Estado do Paraná, editado pela JM Livraria Jurídica, em 2008 e lançado em Morretes, no dia 3 de maio de 2008, em cerimônia promovida pela Prefeitura Municipal de Morretes, através da Secretaria de Cultura e do Instituto Mirtillo Trombini. 
-Autor do livro “Morretes – Ensaios Biográficos de Vultos Históricos”, lançado em Curitiba, no dia 20 de agosto de 2013, no Palacete dos Leões, Espaço Cultural do BRDE, as 19:00 horas, promovido pelo Instituto Memória Editora & Projetos Culturais, que editou. 
-Autor de pesquisa sobre o historiador “ROCHA POMBO”, com 180 páginas, já disponível aos interessados, em CD-R. 
-Autor de pesquisa sobre o poeta e escritor “SILVEIRA NETTO”, com 160 páginas, disponível aos interessados, em CD-R. 
-Autor de pesquisa sobre “Morretes - Escoteiros e as Bandeirantes”, disponível em CD-R, evento esse que ocorreu entre os anos de 1939 a 1944.  
-Autor da pesquisa “A Escravidão Negra em Morretes”, com 45 páginas, onde são enfocados diversos aspectos desta que é uma página negra na nossa história.. 
-Autor de pesquisa sobre a cachaça “morretiana”, disponibilizada em CD-R, enfocando diversos aspectos sobre a evolução da história da cachaça em Morretes. 
-Autor da ideia, para que o ano de 2007 fosse declarado, em Morretes, “Ano de Rocha Pombo”, pela passagem do sesquicentenário de nascimento do historiador brasileiro, conforme solicitação encaminhada ao Vereador Valdeci Mora e também ao Presidente da Câmara Darcicly de Souza Junqueira, que foi transformada em Projeto de Lei. Referido Projeto foi devidamente aprovado pela Câmara Municipal de Morretes e sancionado pelo Prefeito Municipal Helder Teófilo dos Santos, transformando-se em Lei, sob o número 021/2006, de 13 de novembro de 2006. A referida Lei foi regulamentada pelo Decreto 006/2007, de 29 de janeiro de 2007. 

8– HOMENAGENS RECEBIDAS 
-Cidadão do Esporte Antoninense, pela Associação Litorânea dos Filhos de Antonina, “ALFA”, em 2 de março de 1996. 
-Diploma de Mérito pela Delegacia Regional do Trabalho no Paraná, recebido em 25 de maio de 1979, das mãos do Delegado Regional do Trabalho, General Adalberto Massa. 
-Diploma de Honra ao Mérito pela Associação de Pais e Mestres da Escola Estadual “Miguel Schleder”, em 6 de outubro de 1989. 
-Cidadão Honorário de Morretes em 19 de dezembro de 2003, por iniciativa do Vereador Haroldo Cândido da Silva. 
-Comenda “José Francisco da Rocha Pombo”, recebida da Câmara Municipal de Morretes, em 4 de dezembro de 2007. 
-Agraciado com a Medalha de Mérito, comemorativa aos 50 anos de fundação da Associação Atlética 31 de Outubro, em 31 de outubro de 2008. 
-Agraciado com “MOÇÃO”, com votos de louvor e congratulações, por compartilhar através do Rotary Internacional para a realização de boas ações. Pela Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, por iniciativa do Deputado Ney Leprevost, em 23 de novembro de 2012. 
-Agraciado com o Troféu “Excelência Rotária”, “em reconhecimento pelo excelente trabalho voluntário desenvolvido, sob o lema “PAZ ATRAVÉS DO SERVIR”, no Projeto Distrital: Plano Emergencial de Atendimento aos Desastres Naturais, pelo Governador Arlindo Venturim, do Distrito 4730, do Rotary Internacional, em 18 de maio de 2013.  

9 – INSERÇÕES EM JORNAIS 
-Citado na coluna semanal do jornalista Luiz Alfredo Malucelli, publicada no jornal Gazeta do Povo, em 20 de março de 2004: “A coluna é dedicada ao Éric Hunzicker, um dedicado estudioso da gente e das coisas de Morretes”. 
-Citado na coluna do Advogado, Escritor e Procurador do Estado do Paraná, Dr. Osmann de Oliveira, intitulada “Cisco nos olhos”, publicada no jornal Gazeta do Povo, em 03 de janeiro de 2004: “...Procurei transferir para os professores Arnaldo José Malucelli e Éric Joubert Hunzicker, meus antigos colegas da escola primária, todas as honrarias.” 
-Citado na coluna do Advogado, Escritor e Procurador e Procurador do Estado do Paraná, Dr. Osmann de Oliveira, intitulada “Filhos e Amigos de Morretes”, publicada no jornal Gazeta do Povo em 14 de dezembro de 1997: “...Lá estarão por certo, os Malucellis, os Trombinis, os Zillis, os Antunes de Oliveira, os Hunzicker, os Brambilla,... ...E, então, o Sérgio Malucelli, o Antonio Carlos e o Éric Hunzicker, terão coroado a festa que organizaram e que será de todos.”  
-Citado na coluna semanal do jornalista Luiz Alfredo Malucelli, publicada no jornal “Gazeta do Povo”, em 7 de julho de 2007: “O estudioso morretense Eric Hunzicker recomenda...” 
-Citado na coluna semanal do jornalista Luiz Alfredo Malucelli, publicada no jornal “Gazeta do Povo”, em 18 de agosto de 2007: “A coluna é uma homenagem antecipada ao morretense Eric J. Hunzicker, que lança em breve um livro falando da nossa bela cidade, um trabalho magnífico de dedicação e pesquisa. 
-Citado na coluna Entrelinhas, do jornal “Gazeta do Povo” de 25/12/2007: “Acaba de “sair do forno” o livro Assim Nasceu o Hino Morretense, do filho da terra Éric J. Hunzicker, que integra também a família Malucelli. Ele conta a história do “Hymno Morretense”, com música de Luiz da Silva Bastos e letra de Silveira Netto, divulgado pela primeira vez, e antecipadamente, no jornal curitibano Diário da Tarde, em 15 de julho de 1903. Estava escrito: “Dedicados filhos de Morretes vão oferecer a sua terra natal uma poliantéia”. Já a letra do hino foi publicada em 19 de dezembro do mesmo ano no jornal “O Morretense”, indicando ser aquela a data oficial de nascimento do hino em questão. 

10 – PALESTRAS PROFERIDAS 
-Palestra proferida no Theatro Municipal, no dia 14 de novembro de 2005, sobre o tema “Personalidades Morretenses”, sob os auspícios do Conselho da Comunidade da Comarca de Morretes. 
-Palestra proferida no Theatro Municipal, no dia 21 de novembro de 2005 sobre o tema “Divagando sobre a História Morretense” sob os auspícios do Conselho da Comunidade da Comarca de Morretes. 
-Orador na cerimônia realizada no Theatro Municipal de Morretes em homenagem ao Centenário do Hino Morretense, promovida pela Câmara Municipal de Morretes, em 19 de dezembro de 2003. 
-Orador, sobre o tema “Rocha Pombo”, na cerimônia pública de abertura das comemorações em homenagem ao sesquicentenário de Rocha Pombo em Morretes, promovida pela Prefeitura e Câmara em 17 de agosto de 2007. 
-Orador, sobre a vida de “Rocha Pombo”, na Sessão Solene em homenagem ao seu Sesquicentenário de nascimento, realizada pela Câmara Municipal de Morretes, em 4 de dezembro de 2007. 
-Palestras proferidas em fevereiro/2009, em quatro etapas, sobre o tema “Morretes – Sua História”, destinada aos 198 professores municipais de Morretes. 
-Palestra proferida em 27 de outubro de 2010, no Colégio Estadual “Rocha Pombo”, direcionada aos alunos do Magistério. 
-Palestra proferida em 29 de outubro de 2010, no Theatro Municipal de Morretes, no encerramento da 1ª Semana Cultural de Morretes, uma das comemorações relativas aos 277 anos da cidade. 
-Palestra proferida na UFPr-Litoral, sobre o tema “A Escravidão no Litoral Paranaense, em Especial em Morretes”. 
-Palestra proferida no dia 17 de maio de 2011, no Instituto Histórico e Geográfico do Paraná, sobre o tema “Morretes – Sua História”. 

11 – COLABORAÇÃO EM TESES, DISSERTAÇÕES ACADÊMICAS E LIVROS  
-Citado por duas vezes no livro “As Montanhas do Marumbi” de Nelson Luiz Penteado Alves, em agradecimento por colaborações. 
-Marcelo Silva Echeverria: “Rocha Pombo: Relato e Testemunho da Revolução Federalista no Paraná em 1894”. 
-José Maria dos Santos: “A História da Cachaça e suas Consequências”. 
-Tiago Rodrigo Bueno: “A Cachaça na Cidade de Morretes e sua relevância para o Estado do Paraná”.  
-Participação em 7 de dezembro de 2009, na Banca Examinadora, com a Professora Deise Maria Fernandes Bezerra e Aymoré Índio do Brasil, Historiador da Secretaria Estadual de Cultura do Paraná, do Curso de Turismo da Universidade Federal do Paraná, para exame do Trabalho de Conclusão de Curso das alunas Carla Männich (41-3313-3551) e Larissa Alexandra Cavalcanti de Souza.  
-Colaboração com o autor do livro “Adolpho Werneck – Vida e Obra”, Eduardo Jansen de Capistrano. 

12 – OUTRAS ATIVIDADES 
-Colunista do Jornal “MorretesNotícia”, desde o n° 1, assinando a coluna “Conhecendo a Nossa História”. (www.morretesnotícia.com.br) 
-Participação no programa radiofônico “Nossa História”, transmitido no dia 26 de junho de 2004, sob a direção e apresentação da Professora, Jornalista e Pesquisadora Zélia Sell, transmitido pela Rádio Educativa do Paraná, AM 630, que enfocou a cidade de Morretes. 
-Participação no programa radiofônico “Nossa História”, transmitido no dia 28 de outubro de 2006, sob a direção e apresentação da Professora, Jornalista e Pesquisadora Zélia Sell, transmitido pela Rádio Educativa do Paraná, AM 630, que enfocou alguns livros. 
-Participação no programa radiofônico “Bate Papo com o Chaim”, transmitido no dia 20 de agosto de 2008, sob a direção e apresentação do Radialista Ali Chaim, transmitido pela Rádio Educativa do Paraná, AM 630, versando sobre a “História de Morretes”. 

OPINIÕES SOBRE SUAS OBRAS: 
Prezado Éric, 
Você nos solicitou, a mim e a Luciana, que nos pronunciássemos sobre seu Livro que conta à história do Hino de Morretes. 
Ficamos sobremaneira orgulhosos de tal tarefa. 
Não somos críticos literários e por isso faremos comentários como ratos de biblioteca e interessados pela história de nossa cidade.  
Em principio é bom que se diga que antes de tudo seu livro já é vitorioso pela oportunidade do assunto. Numa época em que o passado histórico que valoriza a sobrevivência de uma cidade fica esquecido, alguém vem ressuscitá-lo e trazer os fatos graças aos quais a cidade ficou eternizada já demonstra o valor de sua obra. 
Filho de quem é, nosso Léo Hunzicker, interessado e apaixonado pela nossa história, só poderia sair de suas mãos, um valioso documento que, sem dúvida, servirá de apoio a todas as pessoas que se interessarem pelo desenvolvimento cultural de nosso torrão. 
Notamos o cuidado que você teve em pesquisas todos os ângulos que propiciaram o aparecimento do Hino de Morretes. 
Primeiramente se preocupando com o levantamento de dados dos autores, Silveira Netto, poeta de verve apurada e maestro Luiz Bastos, deste, mostrando sua luta pela sobrevivência e seu valor como musicista. 
Aqui, gostaríamos de fazer um reparo interessante. 
Todos os morretenses ilustres que se sobressaíram fora de seu torrão natal, nunca esqueceram sua origem e seu amor por sua terra. 
Importante sua narrativa das etapas que antecederam o nascimento do Hino e também a polêmica surgida com outros valorosos concorrentes, também de alto gabarito intelectual, mostrando que Morretes de fato e de direito foi sempre um fator preponderante, no desenvolvimento cultural de nosso Estado. 
Parabéns, caro Éric. Esperamos que seu livro percorra nas mãos de nossa mocidade mostrando que sempre vale a pena lutar pela terra que se tornou nosso berço. 
Sabemos que você não vai parar por aqui, e nem deve, e que outras obras sobre Morretes e sua gente onde você, legitimamente é Cidadão Honorário, vão surgir e servirão de exemplo para a atual geração que se prepara para administrar política e culturalmente nosso município. 
Sentimo-nos honrados por termos lido, ainda em “copião” tão oportuna pesquisa. 
Um abraço.                                      
Aluizio e Luciana Cherobim 
Curitiba, 12 de junho de 2007. 

Meu caro Éric, 
Quando um cidadão da valor as suas origens e acredita que usos e costumes fazem parte da nossa humanidade, ele passa a divulgar fatos, documentos, que são lembrados, conhecidos e com certeza irão valorizar ainda mais a nossa tradição. 
E você, meu amigo Éric fará parte do conjunto de obras que contribuem para valorizar a cidade de Morretes que é parte integrante e ativa do nosso Paraná. 
Que o livro sobre o hino de Morretes seja também uma ode a você que sem duvida já é parte da história de Morretes. 
Um grande abraço 
Dorival Vianna 
Curitiba, 17 de agosto de 2007. 

Eric, 
“Assim Nasceu o Hino Morretense” é acima de tudo um livro de lembranças da nossa querida e linda cidade, fruto de um trabalho de extrema dedicação, de um morretense apaixonado. 
É realmente um trabalho gigantesco de pesquisa, de quem acredita no valor das obras realizadas por tanta gente que as fez sem imaginar a extrema importância que elas representarão para os pósteros. 
Eric vai se somar a tantos filhos da nossa Morretes, que nos deixaram legados históricos, de talento, dedicação e até mesmo de sublimação ao se dedicar com total desvelo a uma obra que se tornará memorável. 
Como seu amigo e admirador, fico honrado em privar de seu convívio. 
Luiz Alfredo Malucelli é jornalista. 
Curitiba 22 de agosto de 2007. 


Querido Éric: 
Honrada com a distinção de “Formadora de Caráter”, concedida pela Associação Atlética “31 de Outubro”, agradeço a sua dedicação ao apoiar meu nome, você, sim, um homem de caráter, moldado na honra de seu pai e no carinho de sua mãe, amigos tão queridos. 
Receba o abraço desta sua amiga. 
Sempre a Iracema. 
Iracema Bittencourt 
Morretes, 5 de outubro de 2003. 

Prezado Éric, 
Recebemos com satisfação o brilhante convite da excelsa Câmara Municipal da inolvidável terra de Rocha Pombo e com referência a outorga, merecida, de um título honroso à sua pessoa. 
Por essa manifestação, desejamos cumprimentá-lo pelo supremo título, oportunidade que pretendemos deixar também consignado o nosso modesto aplauso, não só por observarmos o reconhecimento da dileta comunidade, como também, pelo significado, que vêm coroar o seu esforço as causas desta sublime terra. 
Claus e Marcy 
Curitiba, 17 de dezembro de 2003. 

Olá Eric,  
Estive lendo seus artigos sobre Rocha Pombo. Sou graduado em História pela Universidade Federal de Goiás, e estou iniciando um projeto de mestrado sobre a obra de Rocha Pombo (História do Brasil), o projeto está muito no início, ainda não fiz os recortes necessários, e provavelmente será um projeto para o próximo ano, mas estou em busca de material sobre Rocha Pombo para então definir melhor a minha linha de pesquisa. Ficaria agradecido se pudesse compartilhar qualquer material que me auxilie nesse projeto de elevar ainda mais o nome desse brilhante historiador. 
  Desde já agradeço qualquer ajuda que possa oferecer.  
Renato Edson Oliveira 
Renato Edson (renato_g4@yahoo.com.br) 
domingo, 30 de agosto de 2009 15:09:35 

Prezado Éric, 
Ao tempo em que agradeço o seu aviso, informo que já adquiri seu livro "Assim Nasceu o 'Hino Morretense'" (Curitiba, JM, 2008), na "Feira dos Livros". 
Conquanto não tenha tido tempo ainda de lê-lo, ele está entre os selecionados para uma próxima e breve leitura.  
Quando o fizer, deixá-lo-ei saber das minhas impressões. 
Desde já, contudo, faço duas observações. 
Primeira: é significativo e meritório o fato de você voltar o seu olhar para a sua terra, atitude que, ao contrário do que podem pensar aqueles que cogitam de eventual xenofobia, não o impede de tornar a sua mirada para a própria terra uma mirada universal, como, aliás, diz muito bem León Tolstoi, o grande escritor russo dos séculos XIX e XX, cuja afirmativa, nesse sentido, você usa como adequada epígrafe da sua obra (p. 5). Na mesma direção, os versos inspirados de Fernando Pessoa: "Da minha aldeia vejo quanto da terra se pode ver do universo.../Por isso a minha aldeia é tão grande como outra terra qualquer..." (O Guardador de Rebanhos, VII, in "O Guardador de Rebanhos e Outros Poemas", São Paulo, Círculo do Livro, [198?] ou [199?], p. 94). 
Segunda: ao dedicar-se à pesquisa aplicada e ingente do hino da sua cidade, você valoriza um dos mais relevantes aspectos da tradição da sua terra, atitude reveladora de grandeza e de consciência da sua missão de preservar o legado do passado; cujo valor só cresce, quando se verifica que Morretes não é sua terra apenas e tão somente pela circunstância geográfica do seu nascimento, mas pela sua livre e espontânea eleição, como informa o seu prefaciador (p. 19). Registro, a respeito, as palavras, também inspiradas de um dos maiores juristas contemporâneos do país, o Prof. José Souto Maior Borges, da Universidade Federal de Pernambuco: "A tradição é um tabernáculo onde o sagrado se recolhe, em sua secreta intimidade e incomensurável grandeza... Quando o pensamento se volta ao passado, dócil aos apelos e à injunção da tradição e do tradicional, ele é... depositário de um legado por cuja preservação somos todos responsáveis..." ("O Contraditório no Processo Judicial: Uma Visão Dialética", São Paulo, Malheiros, 1996, p. 10). 
Cumprimento-o pela obra, assim como cumprimentarei ao Juraci Moreira, da JM-Livraria Jurídica, na primeira oportunidade em que passar lá, pela feliz iniciativa de publicá-la. 
                    Parabéns e abraços, 
                    José Roberto Vieira 
      Curitiba, 27 de abril de 2008 - Dia de Santa Zita. 





Eric, 
O que você está me mostrando é da mais alta qualidade. Que tua iniciativa sirva de exemplo a outros cidadãos de outras cidades para que sigam tua iniciativa e façam o mesmo por suas cidades.  
Enaltecedor, sem palavras para externar. Juro que estou emocionado com o resultado final. 
Meu grande amigo, alias, mais que grande amigo.  
Eric LINDA, LINDA, a capa muito sugestiva. 
Parabéns. 
Nelson Otávio Maia 
py5ca@terra.com.br 

Oi, Eric 
Que obra maravilha!!! Sempre me emociono com lembranças da nossa tão querida e encantadora cidade. No momento da leitura da narrativa voltei há alguns anos atrás, lembrei dos meus bisavós  e avós, que viveram  nessa época e que provavelmente vivenciaram esse momento da criação do Hino Morretense. 
Os fatos históricos precisam ser registrados e você conseguiu fazer de uma forma muito inteligente. 
Parabéns, pela iniciativa pelo trabalho de pesquisa e dedicação  nessa obra. 
A Arte Final - Capa ficou muito criativa, LINDAAAAAA! 
Beijos primo, mais um escritor. 
Célia Tozetto 
cctozetto@hotmail.com 

Prezado Senhor Eric Hunzicker 
Agradeço-lhe pela informação da existência desse livro “Assim Nasceu o Hino Morretense” e também pela oportunidade de adquiri-lo e tomar ciência do seu valioso conteúdo. 
Nos idos de 1949 a 1957, quando a grande e benemérita Sra. Iracema Bittencourt era diretora do Grupo Escolar Miguel Schleder, fazia parte do currículo escolar daquele grupo a matéria Educação Moral e Cívica, onde os Hinos Nacional, do Estado, da Bandeira e Morretense eram ministrados aos alunos através de seus professores, inclusive pela minha esposa Therezinha Gnatta Borsato. 
Outra oportuna citação contida no livro refere-se ao desenvolvimento inicial do turismo em Morretes pelo saudoso Sr. Prefeito Municipal Sebastião Cavagnolli. 
Grato pela atenção e bons votos de paz, saúde e felicidades. 
Bortolo Antonio Borsato - 17.03.2008 

De: 
Ari Trancoso (aritrancoso@terra.com.br)  
Enviada: 
domingo, 16 de agosto de 2009 3:02:05 
Para:  
Eric Joubert Hunzicker (eric.hunzicker@hotmail.com) 
Caro amigo e conterrâneo. 
Preciso encontrá-lo para batermos um papo. 
Prezo muito a tua amizade e, embora não seja bom na comunicação, tenho visto teus e-mails e apreciado muito. Sente-se que vêm de uma pessoa sensível e boa que expressa nas suas mensagens a grandeza de sua alma. 
Espero que estejas gostando do cargo que ocupas e daquela vidinha "dura" que você relatou, à beira do Nhundiaquara. 
Aproveito a oportunidade para convidá-lo a juntar-se a nós na Academia de Letras José de Alencar, como sócio efetivo. Caso aceites - o que me agradaria muito -, enviarei correspondência oficial nesse sentido.  
Pretendemos proceder a inclusão dos novos no dia 7 ou 14 de outubro. 
A propósito, amanhã, dia 17, estarei almoçando no hotel com a família. Caso estejas em Morretes, poderemos nos encontrar. 
Receba um abraço sincero do amigo 
 Arioswaldo. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se a vontade para tirar dúvidas ou simplesmente comentar.